Serra cresceu mais que Dilma na pré-campanha, mas petista ganhou terreno nas últimas semanas

quarta-feira, 30 de junho de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Pelo calendário da Justiça brasileira, a campanha eleitoral começa oficialmente em 5 de julho. Porém, os detentores de cargos no Poder Executivo que queiram disputar eleições precisam deixar o cargo antes de abril.

Assim, em 31 de março a petista Dilma Rousseff deixou de ser ministra-chefe da Casa Civil para se dedicar à pré-campanha à Presidência da República. Na mesma data, José Serra, do PSDB, renunciou ao cargo de governador de São Paulo, também para preparar sua campanha à sucessão de Lula.

... leia mais


(Clique aqui para ver uma interessante comparação do discurso de ambos, na ocasião).

Naquele 31 de março, no encerramento do pregão BOVAP, os papéis da petista valiam UVP 73 enquanto as ações Serra custavam UVP 41. Três meses depois, os papéis do tucano se valorizaram em 571% contra alta de “apenas” 284% de Dilma.

No mesmo período os papéis da senadora Marina Silva (PV), terceira colocada nas pesquisas eleitorais à Presidência, tiveram alta de 342%.
O gráfico abaixo representa o valor das ações de Dilma, Serra e Marina no encerramento dos pregões de 31 de março, 30 de abril, 31 de maio e 28 de junho.


 
Nota-se que no final de maio José Serra estava à frente da candidata petista. Porém, Dilma voltou a tomar a dianteira em junho.

Entre 31 de maio e 28 de junho, a ex-ministra subiu 100% na BOVAP, enquanto o ex-governador ganhou “apenas” 77%. Nesse período, a candidada do PV subiu mais do que seus dois oponentes: valorização de 140%

No encerramento do pregão de segunda-feira (28), as ações da petista Dilma Rousseff valiam UVP 5 a mais do que as do tucano José Serra (UVP 280 contra UVP 274,99) . Marina fechou a UVP 84.

E aí, BOVAPER, como você avalia esse cenário?

A candidata da situação já pode ser considerada favorita, por conta da expressiva alta do último mês? Vale a pena comprar ações de Dilma agora?

O que explica a alta de mais de 500% de Serra no período da pré-campanha? O investimento no tucano é interessante no momento?

E a candidata do Partido Verde? Você acha que o preço das ações de Marina Silva está justo?

Deixe suas impressões aí, na caixa de comentários!

Até a próxima! Abraço!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Distrito Federal: BOVAPERS fazem apostas de alto risco

quinta-feira, 24 de junho de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Desde o IPO dos políticos do Distrito Federal, em maio, obtiveram razoável valorização na BOVAP as ações de três políticos – o deputado federal Alberto Fraga (DEM), o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e o ex-vice-governador Paulo Octávio (sem partido) – que aparecem no noticiário ligados ao enorme escândalo que tomou conta da capital federal no início deste ano, quando o então governador José Roberto Arruda, eleito pelo DEM em 2006, foi parar atrás das grades.

... leia mais

Entre os políticos do DF listados na BOVAP, o papel que mais se valorizou é o do senador Cristovam Buarque (PDT): uma impressionante alta de 262%, entre o IPO e o encerramento da última terça-feira (22/jun).

Porém, excetuando-se Cristovam, as maiores valorizações foram, nesta ordem, as de Paulo Octávio, Alberto Fraga e Joaquim Roriz, como se vê na tabela abaixo.



Eleito vice-governador em 2006 na chapa de José Roberto Arruda, o empresário Paulo Octávio exerceu por 12 dias a função de chefe do Executivo local, cargo do qual renunciou no auge do escândalo que atingiu todos os poderes da capital federal.

Alberto Fraga, a terceira maior valorização entre os políticos do DF na BOVAP, também tem ligações com José Roberto Arruda: Fraga foi secretário de Transportes no governo Arruda e foi um dos poucos políticos a visitar o ex-governador na cadeia.

Joaquim Roriz, por sua vez, embora tenha rompido com Arruda, é acusado de ter iniciado o grande esquema de corrupção montado no quadradinho do Planalto Central.

Entre os políticos de Brasília, os papéis que tiveram as mais modestas valorizações na BOVAP nos últimos 30 dias foram os de Agnelo Queiroz (PT), que foi ministro dos Esportes no primeiro mandato de Lula, e do senador Gim Argello, que foi alçado ao Senado em 2007 depois que o titular da vaga, Joaquim Roriz (olha ele aí, de novo!), renunciou para não ser cassado.

E aí, BOVAPERS, vocês têm alguma razão secreta para apostar em papéis de tão alto risco? Vocês leram os prospectos dos políticos do DF aqui na BOVAP? Especialmente o item 4 (“fatores de risco”)?

Dê seus pitacos sobre essa questão. Utilize a caixa de comentários aqui embaixo!

Um abraço a todos e até a próxima!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Na BOVAP, político do DEM dispara e ultrapassa governador petista da Bahia

segunda-feira, 14 de junho de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

As convenções partidárias ainda não aconteceram, mas é bastante provável que 3 dos 5 políticos baianos listados na BOVAP sejam candidatos ao governo do estado de Tom Zé.

O atual governador da Bahia, Jaques Wagner, do PT, é candidato à reeleição. Paulo Souto, do DEM, e Geddel Vieira, do PMDB tentarão roubar a cadeira do petista.

... leia mais


Na formação das chapas que concorrerão em outubro ao governo baiano ocorreu um fato inaudito: o atual vice-governador, Edmundo Pereira, do PMDB, será candidato a vice novamente, mas não na chapa de Jaques Wagner. Edmundo será candidato a vice na chapa de Geddel, adversário do atual governador... curioso, não?

Curiosidade ou incoerência? Chama o Dunga!

Além de Edmundo Pereira, outra característica une Wagner e Geddel: ambos foram ministros de Lula.

Jaques Wagner foi ministro do Trabalho e depois das Relações Institucionais no primeiro mandato de Lula, enquanto Geddel Vieira Lima, hoje deputado federal, foi ministro da Integração Regional no segundo mandato lulista.

Já Paulo Souto tem seu nome associado a Antônio Carlos Magalhães, de quem foi vice-governador entre 1991 e 1995. Souto sucedeu ACM no governo baiano (1995-1999) e posteriormente (2003-2007) foi mais uma vez chefe do Executivo da Bahia.

Nas mais recentes pesquisas eleitorais, Jaques Wagner tem cerca de 40% dos votos e Paulo Souto aparece com números entre 25% e 30%.  O terceiro colocado é Geddel, com aproximadamente 10% da preferência dos eleitores.

Na BOVAP, porém, Wagner e Souto estão mais próximos, e a posição está invertida, com o político do DEM à frente do governador petista.

Paulo Souto encerrou o pregão do último sábado (dia 12) a UVP 32,00 – uma alta impressionante de 166% sobre o preço do IPO. O desempenho é ainda mais impressionante quando se observa que o ex-governador encerrou maio a UVP 11,00 (veja a tabela abaixo). Ou seja, o preço da ação quase triplicou em junho!

Embora não tenha se valorizado tanto quanto seu adversário, o governador Jaques Wagner viu o valor de seus papéis crescer 49% na BOVAP. No último sábado, os papéis do petista valiam UVP 30,00.





Já o ex-ministro Geddel Vieira Lima teve alta menos expressiva: 22%. No encerramento do dia 12, os papéis do peemedebista valiam UVP 16,40, cerca de metade dos papéis de Paulo Souto.

Os outros 2 baianos listados na BOVAP – César Borges, do PR, e Lídice da Mata, do PSB – serão candidatos ao Senado. Borges é senador, eleito em 2002, quando estava no então PFL (hoje DEM). Lídice foi prefeita de Salvador nos anos 90.

E aí, BOVAPERS, como vocês explicam a disparada de Paulo Souto? Vocês acham que o político do DEM vai ganhar as eleições? Quais papéis são mais interessantes entre os políticos baianos?

Deixe suas impressões nos comentários aqui embaixo.

Até a próxima!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 15/06/2010

    Gosto muito do Blog, mas esses posts tem muitos links para ler um simples post acabou levando quase 30 mínutos. Aff!
    Por Renato . renatoribeiro@hotmail.com
ocultar

Dilma sobe na BOVAP e empata com Serra; Marina Silva tem valorização de 26%

segunda-feira, 7 de junho de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Pesquisa realizada pelo Ibope entre 31 de maio e 3 de junho, divulgada no último dia 5, indicou empate entre a pré-candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, e o pré-candidato tucano, José Serra. A ex-ministra e o ex-governador têm, segundo a sondagem, a mesmíssima intenção de voto: 37%.

O curioso é que o mesmo porcentual foi atribuído aos dois em pesquisa realizada por outro instituto, o Datafolha, que foi a campo entre 20 e 21 de maio.

... leia mais


Se no mundo off-line a disputa está acirradíssima, na BOVAP a história é... a mesma. Os dois presidenciáveis encerraram o pregão do dia 5 empatadíssimos: UVP 165.

Nos cinco primeiros dias de junho, as ações de Dilma se valorizaram em 11%. As de José Serra subiram 5%.

Em termos proporcionais, porém, quem mais se valorizou na BOVAP neste início de junho foi a senadora Marina Silva: alta de 26% entre 1º de junho e 5 de junho, dia em que seus papéis fecharam a UVP 42,96.

Apesar da alta significativa, os papéis Marina valem menos de 1/3 das ações Dilma ou Serra.

Os papéis dos 3 pré-presidenciáveis são os mais negociados na BOVAP, com Marina atraindo a maior atenção, seguida por Dilma e Serra.

Entre os prováveis candidatos a cargos estaduais, o mais negociado é o deputado federal Celso Russomano, do PP, pré-candidato ao governo de São Paulo.

Apesar de estar distante do noticiário desde abril, quando desistiu de se lançar à Presidência da República, o deputado federal Ciro Gomes é o 5º papel mais negociado na BOVAP.

Eis a lista dos Top 10 da Bolsa de Valores Políticos nos primeiros cinco dias de junho:



Alguém me ajuda a entender por que o Ciro ainda está entre os mais negociados? Outra pergunta: por que Celso Russomanno atrai tanto interesse dos BOVAPERS?

Escrevam aí embaixo, a casa é de vocês.

Até a próxima!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Ex-prefeito de Porto Alegre bate Tarso Genro; desempenho de Yeda Crusius surpreende

quarta-feira, 2 de junho de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Já falamos aqui da corrida ao governo de São Paulo, de Minas e do Rio de Janeiro na BOVAP. Vamos hoje ver a quantas andam as negociações da imagem pública dos pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul.

Antes, um pequeno quadro da pré-campanha: os favoritos para o governo gaúcho são, de acordo com as mais recentes pesquisas de opinião, o ex-ministro Tarso Genro, do PT, e o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça, do PMDB.
 
Nas sondagens, o petista lidera, com pouco mais de 30% das intenções de voto, enquanto o peemedebista vem logo atrás, com pouco menos de 30%.

... leia mais


Num distante 3º lugar, com cerca de 10% das intenções de voto, aparece a atual governadora, Yeda Crusius, do PSDB.

O deputado federal Beto Albuquerque, do PSB, aparece em 4º, com 7%, e o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas, do PSOL, tem 1%.

(Clique nos links sobre o nome de cada pré-candidato para visualizar seus prospectos, que contêm informações como “fatores de risco”; os links sobre os termos “deputado” e “vereador” leva às páginas dos políticos no projeto Excelências, que monitora parlamentares).

Na BOVAP, porém, o quadro é outro:



Nota-se que quatro postulantes começaram a corrida na BOVAP praticamente empatados, enquanto a atual governadora, que foi alvo de diversas denúncias ao longo de seu mandato, largou atrás.

Ao longo de maio, entretanto, os favoritos se descolaram — com destaque para o pré-candidato peemedebista, que abriu vantagem sobre Tarso Genro —, enquanto Yeda Crusius subiu e se juntou ao grupo dos que hoje disputam o 3º lugar.

E aí, BOVAPER, como se explica o interesse por papéis de uma governadora que desfruta de pouca popularidade em seu estado?  E por que as ações de José Fogaça subiram mais do que as dos outros pré-candidatos? Por que Tarso Genro não repete na BOVAP o mesmo desempenho que vem tendo em pesquisas de intenção de voto?

Deixe suas impressões aí na caixa de comentários!

Até a próxima!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Sopa de letrinhas: os partidos mais negociados na BOVAP

quarta-feira, 26 de maio de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Este post é sobre os partidos que abrigam os candidatos mais visados na BOVAP e não sobre o que as siglas partidárias significam, mas vou aproveitar para escrever por extenso o nome das legendas que nos bombardearão nos próximos meses.

(Clique no link para ver uma lista dos 27 partidos brasileiros contendo informações interessantes, como o ano em que cada um foi fundado.)

Para verificar o interesse dos BOVAPERS em cada partido, eu fui procurar a média diária de negociações na semana passada (entre domingo, 16, e sábado, 22).

... leia mais


Eis:



Nota-se que a imagem pública dos políticos do Partido Verde (PV) foi, de longe, a mais negociada na BOVAP na semana que passou. Em média, foram mais de 13 movimentos por dia.

Os políticos do PV listados na BOVAP são a senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República, o deputado federal Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do Rio.

O segundo partido com mais papéis negociados é o Partido Socialista Brasileiro (PSB), seguido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Não chegaram sequer a 3 negociações por dia na BOVAP as seguintes agremiações: Partido Progressista (PP), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Ufa!

Partido da República (PR) e Partido Republicano Brasileiro (PRB) não foram considerados neste levantamento porque têm, cada um, apenas um político listado na BOVAP.

O PSB aparece em segundo lugar na tabela por conta de 3 dias de intensa movimentação em torno dos papéis do deputado federal Ciro Gomes, que apareceu no noticiário da semana passada como possível candidato ao Senado por São Paulo.

Em 20 de maio, os papéis do parlamentar que fez carreira no Ceará (embora tenha nascido em Pindamonhangaba, interior de São Paulo) chegaram a ser negociados 52 vezes.

Já no PSDB, a ação mais movimentada é a do ex-governador José Serra. Os papéis relativos à imagem pública do presidenciável trocaram de mãos 30 vezes em 2 dias diferentes.

No PT, possivelmente devido à novidade, o
ex-ministro Tarso Genro, pré-candidato ao governo gaúcho, foi o que mais atraiu a atenção, com  pico de 30 negociações no último dia 19.

No PSOL, o papel mais visado é o da ex-senadora Heloísa Helena. Houve 51 negociações envolvendo os papéis da alagoana só no dia 21.

Interessante isso, hein? Por que será que o PV é disparado o partido mais negociado na BOVAP? Por que PSDB e PT não têm – ou pelo menos não tiveram na semana passada – na BOVAP o mesmo apelo que têm na imprensa?

Outra pergunta, esta direcionada a você, BOVAPER: você considera o partido político na hora de decidir comprar-vender papéis? E na hora de votar?

Escreva aí embaixo, a casa é sua.

Até a próxima!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 28/05/2010

    Em geral até vejo o partido na hora movimentar açoes mas nao é o fator decisorio. Já, quando vou votar o partido do candidato pesa bastante, minha familia sempre votou em um determinado partido, apesar de eu estar pensando em fugir a essa regra. Quanto à Marina Silva, acho extremamente injusta a visibilidade que ela recebe na Tv em especial, deveriam mostrar todos os candidatos(ou pré-candidatos, pra mim é a mesma coisa praticamente) de modo iqualitário.
    Por carlos adao . carlos.adao61@yahoo.com.br
ocultar

Na BOVAP, candidato de Aécio e ex-prefeito petista de BH estão à frente de Hélio Costa

quarta-feira, 19 de maio de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Será que as casas de apostas de Londres estão aceitando palpites sobre o resultado das eleições em Minas Gerais? Se sim, tenho certeza de que os prêmios são altos, porque neste momento não há favoritos no estado.

O jogo para a definição dos candidatos em Minas é um dos mais interessante: a corrida à sucessão de Aécio Neves está totalmente aberta, e a disputa por uma das vagas no Senado também.

Certeza: é bem mais legal acompanhar o cenário político de Minas Gerais do que ver a troca de passes do meio-campo da “seleção” do Dunga.

... leia mais

Bom, vamos ver se eu consigo explicar o que se passa nas Alterosas. 

Na corrida ao governo, o atual mandatário Antônio Anastasia (ele era vice-governador e assumiu após a renúncia de Aécio), do PSDB, é o pré-candidato da situação. Chamado de “Dilma do Aécio”, Anastasia nunca disputou eleições, mas já conta com algo entre 10% e 16%  das intenções de voto.

A ensaiada aliança entre PT e PMDB sugere que o consórcio terá apenas um candidato ao governo de Minas. Assim, o principal adversário de Anastasia será ou o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) ou o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT). O ex-ministro de Desenvolvimento Social (pasta responsável pelo popular programa Bolsa Família) Patrus Ananias, também do PT, corre por fora.

Nas últimas pesquisas, Hélio Costa alcança até 43% das intenções de voto. Pimentel chega a 39%. Já o ministro do Bolsa Família alcança no máximo 32%.

Como se vê pelos números, não é à toa que os 3 políticos estão fazendo de tudo para ficar com a vaga de candidato a governador de Minas...

Na corrida ao Senado, Aécio Neves levará uma das vagas se for candidato. A outra está indefinida. Se sair candidato, o ex-presidente Itamar Franco é forte concorrente. Mas terá que enfrentar Hélio Costa ou Pimentel ou Patrus...

 

Deu pra entender?

Pois é, o jogo ali é duro e imprevisível.

E como os BOVAPERS estão atuando com relação aos políticos mineiros?

 

Interessante notar que o mais bem avaliado político mineiro na BOVAP é o ex-presidente Itamar, cujos papéis encerraram o pregão desta segunda-feira (17) a UVP 31,00.

 Em seguida vêm praticamente juntos 2 políticos que poderão se enfrentar na corrida ao governo de Minas: os papéis Antônio Anastasia fecharam a UVP 29,00 contra UVP 28,99 de Fernando Pimentel.

 O 4º político mineiro mais valorizado na BOVAP é Patrus Ananias: as ações relativas à imagem pública do ex-ministro encerraram a segunda-feira valendo UVP 23,00.

A força de Hélio Costa, que aparece bastante bem nas pesquisas eleitorais (mesmo em cenários que incluem algum petista), não aparece na BOVAP. Os papéis do ex-ministro das Comunicações fecharam a UVP 20,00 na última segunda-feira, deixando o ex-repórter da TV Globo apenas em 5º lugar entre os políticos de Minas.

Alguém arrisca uma explicação para o fato de Anastasia estar melhor na BOVAP do que nas pesquisas de opinião? Outra: por que Hélio Costa não tem na BOVAP a mesma performance demonstrada nas sondagens?

E você, BOVAPER que comprou ou vendeu ações de políticos de Minas? O que motivou seus movimentos?

Deixe seu comentário aí embaixo.

E divirta-se com os políticos mineiros, provavelmente bem mais habilidosos do que os meias que vestirão a camisa amarela na África do Sul.

 

PS: Saiu hoje (quarta-feira, 19) uma nova pesquisa do instituto Vox Populi para o governo de Minas.

O dado que eu achei mais interessante: na pesquisa espontânea (na qual o entrevistador não oferece opções), Antônio Anastasia, Fernando Pimentel e Hélio Costa estão rigorosamente empatados, com 5% das intenções de voto.

Na pesquisa estimulada, o instituto considerou 2 cenários:

No primeiro (sem Pimentel), Hélio Costa bate Anastasia por 45% a 17%.

No segundo cenário (sem Costa), Fernando Pimentel ganha do pré-candidato do PSDB por 35% a 21%.

Em ambos as simulações, Vanessa Portugal, do PSTU, e João Batista, do PSOL, estão com 2%. José Fernando, do PV, fica entre 1% e 2%.

 

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 19/05/2010

    Segue o mesmo cálculo para os candidatos a presidência, Serra disponta na frente quando se trata de pesquisa direcionada aos mais instruídos, enquanto Dilma está nas preferências dos demais. Quem tem mais informação, e que naturalmente acessa o Bovap, tem mais critério para escolher.
    Por TEODOSIO . gerailsont@bol.com.br
  • 21/05/2010

    A questão não é só de critério.... é que em Minas todo mundo está apostando em uma subida nas intenções de voto do Anastasia. O eleitor de fora pode pensar que a eleição para o Helio Costa é garantida mas só quem vive aqui sabe que dificilmente a militancia Petista vai apoia-lo. Só os anti-PSDB vão ficar com ele.
    Por Jamir Calili Ribeiro . jcalili@hotmail.com
ocultar

O mundo como ele é — parte 2

sexta-feira, 14 de maio de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Prezados BOVAPERS:

Peço a vossa licença para comentar uma vez mais o projeto Ficha Limpa, que foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta terça-feira e que já está no Senado.

Como eu disse no post anterior, acho que a discussão sobre o Ficha Limpa tem tudo a ver com um dos objetivos da BOVAP: discutir política de uma maneira mais objetiva, embora não menos apaixonante.

Semana passada terminei meu post sobre o projeto Ficha Limpa prometendo responder aos eventuais comentários.

Vamos lá cumprir a promessa.

... leia mais

Antes, obrigado a André, Ângelo, Lucas e Edmar, que comentaram o post da semana passada.

Bom, primeiramente vou responder à Lívia, que citou texto do cineasta Jorge Furtado, que é contrário ao projeto Ficha Limpa.

Eu já tinha lido o post do Furtado, Lívia.  E discordo de quase tudo.

Primeiro, ele dá um exemplo ruim. Diz o cineasta que a Justiça Eleitoral poderá tornar inelegível um candidato que distribua marcadores de livro.

Para você ter uma ideia do absurdo dessa hipótese, veja o caso do presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, condenado nesta quarta-feira (12) por receptação ilegal de recursos de campanha.

Segundo a Justiça Eleitoral, o vereador Antonio Carlos Rodrigues recebeu doações de empresas que não podem doar.
Veja bem: elas não podem doar. Mas sabe o critério que a Justiça Eleitoral utilizou? Ela está condenando apenas os candidatos cuja arrecadação ilegal superou 20% do total arrecadado.

Ou seja: se o cara arrecadou R$ 100 mil, mas “apenas” R$ 19 mil (isto é: 19%) eram provenientes de empresas que não poderiam doar, tudo bem. Olha só quanta moleza.

Sabendo-se os critérios da nossa Justiça, é absolutamente improvável que exista condenação em segunda instância, por órgão colegiado (ou seja: um grupo de juízes), de um candidato que distribua panfletos.

Outra do Furtado: o brasileiro sabe votar sim. Para defender essa tese, o cineasta considera que o Brasil tem escolhido bons presidentes.

Pode ser, mas o Furtado só se esqueceu de dizer que a gente vota também para deputado e senador.
E é para melhorar o Legislativo (não apenas, mas principalmente) que o Ficha Limpa apareceu. Para quem não se lembra, vão aí algumas notícias:

O Globo - 2/10/2009
Deputado investigado por tráfico e homicídios é cassado no Amazonas

Terra - 28/04/2010
Justiça decreta prisão de vereador de Maceió por assassinato

O Estado de S. Paulo (SP) - 19/12/2009
Preso vereador (carioca) que seria líder de milícia

Se esses exemplos não bastaram, dê uma olhada nesta lista de parlamentares com ocorrências na Justiça e em Tribunais de Contas. Veja que cerca de 40% dos deputados federais e dos senadores estão nessa constrangedora situação.

Portanto, senhoras e senhores, a situação no nosso Legislativo é gravíssima.

E o Legislativo é muito importante porque é o Poder responsável por fiscalizar o Executivo.

Diante disso, dá para concordar com o argumento do Furtado, de que os eleitores brasileiros têm feito boas escolhas?

Vamos agora comentar as impressões do Marcelo Träsel, um cara a quem admiro muito e que também comentou meu post da semana passada.

O Träsel diz ser contra o Ficha Limpa porque o projeto “agride a abordagem recuperativa das punições”.

Bueno, acredito que essa tese segue a mesma linha (fora da realidade) do argumento “Basta saber escolher (os candidatos)”.

É evidente que o projeto significa a assunção de que nossas punições não recuperam ninguém. Claro que não recuperam.

Deveriam recuperar? Sim, deveriam. Mas o mundo não é assim.

Não quero dizer com isso que não devemos construir sistemas ideais. É importante existir o mundo do “deveria ser assim”, até para que possamos saber em que direção deve-se caminhar.

Mas é preciso ter em mente que, enquanto o mundo ideal não chega, é preciso lidar com o mundo real.

E não, Träsel, não acredito que a aprovação desse projeto possa pavimentar um movimento “Vamos fechar o Congresso”.

Ao contrário.

Acho que o sucesso desse projeto melhorará nosso Legislativo, que poderá até fazer ajustes no sentido de aproximar os nossos sonhos da nossa realidade...

E aí, BOVAPERS, de que maneira a discussão do Ficha Limpa afetou sua decisão de compra e venda de ações da imagem pública dos políticos?

Conta pra gente, escrevendo aí embaixo. Não se acanhe!

Muito obrigado pela paciência

E até a próxima!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 14/05/2010

    EXCELENTE!!!!!!!
    Por Ângelo S. . angnoccs@hotmail.com
  • 14/05/2010

    "É evidente que o projeto significa a assunção de que nossas punições não recuperam ninguém. Claro que não recuperam." Esse é bem o raciocínio das pessoas que não contratam ex-presidiários, por mais qualificados que sejam. Falar "temos que saber lidar com o mundo real" é bem o tipo de argumento meia-boca que tenta validar o preconceito. Só é mais fácil de passar nesse caso pois as vítimas são políticos, e é senso comum dizer que "todos os políticos são sujos". Estamos atropelando princípios básicos da democracia para tentar parar a corrupção, é isso? O Ficha Limpa tá mostrando o lado feio dos que querem coisas boas.
    Por Daniel Gasparetti . dgasparetti@gmail.com
  • 14/05/2010

    Valeu pela resposta! Mas eu discordo que o Furtado disse que TODO brasileiro sabe votar. Ele disse que Ele sabe votar. Na verdade, nem isso. Diz que não se arrepende de seus votos. Eu entendo o que ele quer dizer da seguinte forma: É muito mais interessante começar aproximando as questões políticas dos cidadãos, nos educando para o voto e para a política em geral do que assinar embaixo no argumento de que todo político é corrupto e que nós não temos conhecimento, informações e senso crítico o suficiente para avaliar. Lembro que uma vez apresentei um trabalho sobre educação na faculdade. Falava de diversos métodos de ensino. Tradicional, construtivista, etc. Quando terminou uma pessoa disse: "Minha mãe é psicóloga. Ele recebe um monte de gente que veio de colégios construtivistas porque eles não preparam as pessoas para o mundo real". O que ela chamava de mundo real era, basicamente: vestibular, mercado de trabalho com cartão bate-ponto, e por aí vai... Eu fiquei meio calada. E uma outra pessoa na sala disse: "Sim, estas escolas [construtivistas] realmente não preparam as pessoas para o mundo 'real'. Elas preparam pessoas que vão ajudar a construir outro mundo". Ela quis dizer, em linhas gerais, que o processo não vai ser uma delícia mesmo. Os políticos não são lindos, os cidadãos também. E não adianta ser pragmático. Nós precisamos de outras formas de pensar, de educar, de trabalhar, de viver. Enquanto ficarmos preparando pessoas para este mundo. O que a gente não quer viver, o mundo vai continuar assim. É isso? Ainda concordo com o Daniel, daqui debaixo. E com o Marcelo. Acho que é bastante cruel dizer que "Nossas punições não recuperam ninguém". Dá pra manter sua proposta objetiva e fazer uma série da análises objetivas e racionais sobre isso. Só que eu vou pro passional mesmo e dizer que quando você acaba com a esperança de alguém, tira muita coisa dela. Se a gente briga por uma política limpa, precisamos apostar nela. abs!
    Por Lívia Ascava . liascava@gmail.com
  • 14/05/2010

    Belos discursos, cheios de amor, esperança e crença no ser humano. Porém utópicos! Gente, vamos colocar o pé no chão! Ficha Limpa não vai atropelar os princípios básicos da democracia, dos direitos humanos, e nem o princípio de que todos somos inocentes até que provem o contrário. Vai apenas cortar um mal, que é fato, pela raíz, ora! Vamos parar de romantizar e dramatizar? E, caro Daniel, "O Ficha Limpa tá mostrando o lado feio dos que querem coisas boas." - concordo plenamente, mas ainda prefiro muito mais o lado feio de quem quer o bem, do que o lado belo dos pilantras.
    Por Ângelo S. . angnoccs@hotmail.com
  • 15/05/2010

    Angelo, eu concordo que a Ficha Limpa não é esse monstro, tanto que assinei a favor dela. O que eu estou problematizando não é o PL em si é a forma como estamos nos comportando em torno dele. Começa dizendo que é 'o fim da corrupção', quando não é. Ou daqui pra frente nunca mais teremos corrupção? E depois segue com argumentos como o meu, do Daniel, do Fabiano, seu, por aí vai. Eu discordo desses dualismos dos que querem o bem versus os pilantras e tal. Só que parece que perdemos o espaço para as utopias, as esperanças e a crença no ser humano. Agora, não sei o quanto a minha visão é menos utopica do que a dos que dizem que a ficha limpa é o 'fim da corrupção'.
    Por Lívia Ascava . liascava@gmail.com
  • 17/05/2010

    Ao menos aqui nessa discussão, onde todos têm um bom nível de informação e esclarecimento, não vi ninguém dizer que é o fim da corrupção! Acredito que dizer isso não é um exercício da utopia, é um esforço para tentar chamar a atenção das pessoas que não se interessam naturalmente pelo assunto.
    Por Ângelo S. . angnoccs@hotmail.com
  • 17/05/2010

    "o Ficha Limpa é o fim da corrupção" - brincadeira. só pra contrariar o comentário acima! Na real o projeto é uma iniciativa emergencial. Ele é necessário, mas não suficiente. Precisamos criar cada vez mais iniciativas de educação e consciência para que projetos como o ficha limpa não sejam necessários, pois o próprio eleitor já é bem qualificado para votar. Em quanto não acontece, tudo bem criar uma regulamentação para isto! Visamos uma utopia, mas criamos ferramentas para chegar nela. É ridículo necessitar de uma lei como ficha limpa, mas ao mesmo tempo é necessário. Portanto, vamos seguir com o que é possível, mas sempre buscar trazer novas iniciativas para evoluir nossa sociedade! abs!
    Por Pablo SNR . pablosnr@gmail.com
  • 18/05/2010

    "Eleitor brasileiro é bem qualificado pra votar." Concordo. Brasileiros sabem muito bem escolher bons políticos... só falta uma pitada de interesse no assunto! Conhecer o político e seu plano de gestão antes das eleições e, depois de eleito, acompanhar seu trabalho. Ou seja, ATENÇÃO é o que falta para o brasil ser um país bem governado.
    Por Ângelo S. . angnoccs@hotmail.com
ocultar

O mundo como ele é

quinta-feira, 6 de maio de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Já que uma das propostas da BOVAP é fomentar a discussão política, hoje eu não poderia deixar de abordar o tema mais quente e mais relevante da política brasileira no momento: o projeto Ficha Limpa.

O projeto Ficha Limpa, que visa melhorar a representatividade política brasileira por meio de uma filtragem mais adequada dos candidatos, teve seu texto-base aprovado na noite de terça-feira (4) e nesta quarta-feira (5) algumas emendas nocivas ao espírito da proposta foram, felizmente, enterradas.

Na próxima semana a votação do projeto deve ser finalizada na Câmara, e o texto seguirá para o Senado. Se passar sem modificações no Senado (acho difícil), o projeto vai à sanção de Lula. Mas se o Senado mudar uma vírgula, o texto volta para a Câmara.

... leia mais


O projeto Ficha Limpa chegou ao Congresso Nacional após o empenho de diversas ONGs e entidades da sociedade civil, que reuniram assinaturas e depois pressionaram os deputados para que a coisa andasse por lá.

No entanto, apesar do forte apoio de vários setores da sociedade, surgiram algumas “bem-intencionadas” vozes contrárias ao projeto “Ficha Limpa”.

Essas pessoas basicamente alegam 3 coisas:

·    Não está certo barrar pessoas inidôneas por força de uma lei; é o eleitor quem deveria fazer a seleção;
·    O projeto é inconstitucional pois viola o princípio da inocência; e
·    O Judiciário também é corruptível.

Bom, como eu sou favorável ao projeto Ficha Limpa, eu vou tentar desconstruir esses 3 argumentos. Mas eu não sou proprietário das verdades universais. Se você discordar, por favor use o espaço dos comentários lá embaixo para expor o que você pensa.

Pois bem, vamos lá.

“O eleitor é quem deveria fazer o serviço, não uma lei”.

Bem, as pessoas que argumentam isso nunca olharam com cuidado para estudos ou análises que tentam diagnostar o “voto informado” no Brasil. Sim, porque para você separar o que é ruim, você tem que SABER que aquilo ali é ruim.

E como você fica sabendo das coisas? Quando alguém te conta. Ou seja: quando um amigo te dá um toque ou quando você lê num jornal ou vê na televisão ou escuta no rádio.

Pois bem: o “voto informado” é quase inexistente no Brasil. Por preguiça ou ignorância – ou as duas coisas juntas – as pessoas não sabem qual é a do cara em quem votam.

Outro dia eu fiz circular um estudo, realizado no ano passado, que indica que só 25% dos brasileiros são plenamente alfabetizados. Ou seja: 75% da população é composta ou de completos analfabetos ou de pessoas que têm uma compreensão muito rudimentar do que lê, ouve ou vê.

Um amigo e uma amiga reclamaram. Fui chamado de paternalista. Acusaram-me de defender a ideia de que é “tudo um bando de analfabeto e eles que acabam escolhendo. Então nós, que sabemos ler, vamos limitar a burrada que eles podem fazer".

Não é nada disso. O que ocorre é que TODO O AMBIENTE é desinformado. Isso inclui os jornalistas, por exemplo. Como coordenador de projetos da Transparência Brasil, eu dou muitas entrevistas. E as perguntas muitas vezes são escabrosas.

Mas eu não culpo meus coleguinhas. O ensino fundamental e médio brasileiro é muito ruim, mesmo o de escolas particulares. O ensino superior também é fraco, mesmo entre algumas universidades públicas.

Portanto, quem alega que o eleitor brasileiro é que “deveria” escolher os melhores candidatos tem toda a razão. Pena que essa pessoa não percebe que o mundo não é do jeito que a gente gostaria que fosse. O mundo é do jeito que é. Sorry.

“ O projeto Ficha Limpa viola o princípio da inocência”

Como isso entra na seara do Direito, deixo a palavra a um grupo de respeitáveis juristas, que, como eu, defendem o projeto. Eles escreveram uma pequena carta para rebater essa alegação aí em cima. Eis o trecho mais importante:


“Diz-se que o princípio da presunção de inocência (...) estaria a impedir que condenações não transitadas em julgados viessem a infirmar a elegibilidade de alguém.
Essa alegação é destituída de fundamentação jurídica, pois se volta apenas a impedir a aplicação imediata das sanções de natureza penal. E inelegibilidade não é pena, mas medida preventiva”

O documento (leia ; é curtinho, vale a pena) é assinado por Aristides Junqueira, Celso Bandeira de Mello, Fabio Konder Comparato e outros juristas de renome.

“O Judiciário também é corruptível”

Este, na minha opinião, é o melhor argumento contra o projeto Ficha Limpa.

De fato, muitos tribunais Brasil afora estão tomados por desembargadores que não fazem jus à importância do cargo.

Porém, o Brasil vem melhorando nesse aspecto. Acho que o Conselho Nacional de Justiça vem fazendo um trabalho respeitável no sentido de investigar e punir juizes flagrados em malfeitorias.

Veja algumas notícias a respeito de ações profiláticas do CNJ:

O Estado de S. Paulo (SP) - 24/2/2010
Conselho Nacional de Justiça afasta dez juízes de MT

O Globo (RJ) - 16/9/2009
CNJ afasta juízas na Bahia

O Globo (RJ) - 27/5/2009
Pela primeira vez, CNJ afasta juiz corregedor

É claro que o CNJ não é perfeito. Há evidentemente, o risco de alguns juízes atrapalharem o espírito do projeto Ficha Limpa, atuando a serviço de políticos sacanas e dificultando a vida de bons candidato.

No entanto, acho que esse risco é pequeno e tende a diminuir ao longo do tempo.

Ademais, esse ponto potencialmente negativo não anula os enormes ganhos que teremos se o projeto Ficha Limpa virar lei.

E você, caro leitor, caro BOVAPER? Qual a sua opinião? Essa discussão sobre candidatos com processos tem tudo a ver com a imagem pública dos políticos, que é, afinal, aquilo que nós estamos negociando aqui na BOVAP, certo?

Escreva aí embaixo o que você pensa. Prometo responder a todo mundo.

Conto com vocês, hein?

Até a próxima.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 06/05/2010

    Muito bom!!! Me esclareceu várias dúvidas que tinha sobre o projeto. Valeu!!!
    Por André . andrewsf@gmail.com
  • 06/05/2010

    Oi, Fabiano Tudo bem? Bacana seu post sobre o PL Ficha Limpa. Eu votei a favor dele no abaixo assinado a Avaaz. Mas uma parte grande de mim que é a favor tem sido questionada pela parte que é contra. E um texto do Furtado, que compartilho aqui abaixo no link me trouxe argumentos bastante lúcidos sobre o tema. Dê uma olhada e me diz o que acha... http://www.casacinepoa.com.br/o-blog/jorge-furtado/quem-vigia-os-vigilantes
    Por Lívia . liascava@gmail.com
    http://www.votenaweb.com.br
  • 06/05/2010

    Não acho que o o Ficha Limpa agrida a presunção de inocência, mas não gosto do projeto pelo problema contrário: agride a abordagem recuperativa das punições. Por exemplo, se um militante da legalização das drogas é preso com maconha e condenado por tráfico, é possível que a pena de reclusão tenha período menor do que o período de inelegibilidade de 8 anos. Porém, o sujeito não é um traficante normal, talvez nem mesmo um traficante, mas um ativista político. E ficará sem o direito de lutar por suas crenças por 8 anos. A meu ver, isso é antidemocrático. (Sem falar que nada é mais fácil do que subornar a polícia para plantar drogas em quantidade suficiente numa pessoa.) Creio que em outras áreas o projeto abre espaço para o mesmo tipo de problema. O Furtado deu um bom exemplo. Agora, mesmo que o sujeito seja um criminoso comum e acabe preso, todo nosso sistema penitenciário visa a recuperação. O sujeito, digamos, puxa uns 30 anos de reclusão por assassinato. Durante esses 30 anos, encontra Jesus, fica estarrecido com o que fez, arrepende-se e resolve ao sair virar político e lutar pelo bem. Só poderá fazê-lo 8 anos após deixar a cadeia, se entendi bem a redação da Alínea E do Inciso I do Artigo 1º do projeto. Acho isso um absurdo. É continuar punindo alguém que já quitou sua dívida com a sociedade. Além de passar recibo da falência do sistema penitenciário brasileiro, acho que passa recibo da falência da democracia em geral. Podem me chamar de paranóico, mas acho que é com esse tipo de idéia bem-intencionada que se abre espaço para o autoritarismo. Daqui a pouco, é capaz de ter gente considerando o Ficha Limpa um mero paliativo e propondo fechar o Congresso de uma vez, já que brasileiro não sabe mesmo votar. Também acho que há muito pouca informação de ambos os lados. O site oficial do projeto não tem, por exemplo, uma comparação entre a redação atual da lei e as mudanças propostas. Enfim, queria saber tua opinião sobre essas questões.
    Por Träsel . traselblogs@gmail.com
    http://www.trasel.com.br/
  • 06/05/2010

    É Trasel, você tá bem paranóico mesmo. Respeito tua postura, mas não concordo com nenhum ponto. Infelizmente temos que abrir os olhos e lidar com os problemas de frente, da forma como eles estão colocados. Sonhar, por exemplo, que ao invés do Ficha Limpa, devemos acreditar na recuperação do sistema penitenciário é utopia. Ficha Limpa obviamente não é a melhor opção, mas é o que temos pra hoje. Na inércia é que não podíamos ficar.
    Por Ângelo S. . angnoccs@hotmail.com
  • 07/05/2010

    Se para ser selecionado em um concurso público, o sujeito precisa ter a ficha limpa, pq para ser eleito não precisaria? Traesel, tua manifestação contrária ao projeto implicaria numa mudança de tal exigencia (a de ficha limpa para concursos públicos)?
    Por Lucas Bergallo Rodrigues . lucasbergallo@gmail.com
  • 07/05/2010

    É nossa raça humana tem ifinitos pensamentos de idealistas que argumentam tentando justificar o injustificavél como acabamos de ver num post acima: As pessoas tem capacidade de já imaginar uma possivel injustiça que faria a um cidadão que cometeu um erro ou mesmo que no futuro possa cometer um erro na lei, mas não imaginam e arrumam justificativas para o que poderia ser feito aqueles cidadãos honestos e que nunca cometeram um delito ou que ainda agiram de forma justa com outros cidadãos, incrivel! Gente Lei é Lei, mesmo nossa Lei as vezes não sendo perfeitas, mas merecem nossa total atenção como cidadãos! Lei tem que ser seguida por qualquer cidadão brasileiro titularizado ou não! Agora as possiveis conseguencias se não segui-la....isso o cidadão tem que pensar antes de cometer um erro, não ficar procurando justificativas.... Agora referente a tal Ficha Limpa é uma ferramenta muito importante que teremos, embora não acretide muito em sua aprovação para os proximos cinco ou dez anos e posteriormente em sua funcionalidade, pois nosso sistema juridico possui brejas e mais brejas em suas milhares de leis....mas fica mais essa tentativa né! Mas o que precisavam aprovar mesmo é uma reforma em nossa justiça, ai sim a coisa mudará e cidadãos de todas as classes e titularidades mudarão seus pensamentos e atitudes perante uma Lei enchuta e funcional!Para finalizar gostarai de deixar uma reflexão dita por um personagem importante de nossa nação: " Se um cidadão necessita ter seu nome limpo para prestar concurso e concorrer a uma vaga de carteiro dos correios porque não teria que possui-lo para concorrer a um cargo politico?" Portanto, SIM a reforma judiciaria e com isso teremos justiça feita a todos os cidadãos e minimizaremos essa gigante corrupção de politicos brasileiros que nos envergonha tanto....
    Por Edmar Arlindo Alves . edmaralves@pop.com.br
ocultar

Três dicas para votar melhor

quarta-feira, 28 de abril de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Eu sempre insisto na coisa de se buscar informação a respeito dos políticos, certo? É que para mim eleição deveria ser um troço racional.

Como escolher maçãs.

Quando você vai à feira, você não pega qualquer maçã, enfia na sacolinha e já vai pagando. Você olha, cheira, toca. E se você vir alguma mancha escura ou encontrar, pelo tato, alguma parte pouco consistente, você automaticamente descarta aquela maçã, correto?

Para escolhermos nosso representante precisamos seguir o mesmo princípio. Claro que sempre entrarão no jogo algumas variáveis subjetivas, mas devemos buscar a objetividade o tempo todo.

... leia mais


Aqui na BOVAP a lógica é a mesma: embora existam decisões de compra/venda tomadas por critérios subjetivos, deve-se buscar sempre a racionalidade para maximizar os ganhos e reduzir os riscos.

E como fazer isso? Como se informar adequadamente, de modo a fazer boas escolhas racionais na hora de votar e na hora de negociar papéis da BOVAP?

Segue um pequeno manual:

1.    Malfeitorias cometidas;

Descubra se o candidato responde a processos na Justiça por corrupção ou outros malfeitos, ou se há relatos de corrupção atingindo este político. É preciso tomar cuidado com o que circula por aí, porque pode ser apenas intriga da oposição. Mas é aquela coisa: o povo aumenta, mas não inventa.

Sugiro consultar o projeto Deu no Jornal, da Transparência Brasil.

O Deu no Jornal reúne reportagens sobre corrupção e controle publicados nos mais importantes veículos de comunicação do país desde 2004. São centenas de milhares de matérias jornalísticas.

Para facilitar a sua vida, você pode buscar reportagens pelo nome do político.

Para chegar mais rapidamente ao resultado, sugiro escrever a seguinte URL: http://www.deunojornal.org.br/busca.php?palavra=nonononono, substituindo nononono pelo nome da pessoa ENTRE ASPAS.

Mas atenção: o fato de o nome da pessoa estar na reportagem não significa que ele ou ela está implicada no desvio relatado. Talvez o político que você busca esteja mencionado na reportagem como o investigador (presidente de uma CPI, por exemplo) e não como investigado.

2.    Procure descobrir quais as prioridades do político e compare-as com as suas.

Como fazer isso? É simples. Basta analisar os discursos deles. Quando são os políticos que escolhem sobre o quê falar (e não os jornalistas), a tendência é que eles optem pelos temas que mais lhes interessam.

Um jornalista analisou, por exemplo, os discursos dos pré-presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) quando eles se lançaram à sucessão de Lula.

Veja o resultado e analise o item “Temas mais citados”. Veja se os temas prioritários de cada candidato são também os temas de seu interesse.

Você pode fazer o seu próprio gráfico para analisar discursos de outros presidenciáveis ou dos pré-candidatos aos governos estaduais. Veja como.

3.    Opinião de especialistas

Este nosso mundo é muito complexo, de modo que ninguém entende tudo de todas as coisas. Assim, um bom exercício é dar uma olhada nos estudos acadêmicos que mencionam nossos políticos.

Eu costumo usar o Google Acadêmico para esse tipo de pesquisa. Confesso que não é fácil chegar ao que você busca. Mas vale a pena dar uma fuçada para ver o que os pesquisadores acham dos feitos (ou omissões) dos nossos políticos.

Fora isso, eu recomendo acompanhar o noticiário de maneira DIVERSIFICADA. Nada de ler apenas um portal ou apenas um jornal ou revista. É importante consultar pelo menos dois veículos de comunicação, de preferência diariamente, para se inteirar do que está acontecendo.

E por último, mas não menos importante: é bacana conversar com as pessoas sobre política. Perguntar a opinião de colegas de trabalho, de familiares e amigos. Trocar impressões.

E você, tem outras dicas? Escreva aí embaixo.

Espero que esse manualzinho lhe seja útil.

Até a próxima.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar
<< < 1 2 > >> 

Redes Sociais BOVAP

Facebook Twitter

rodape
Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Corretora Souza Barros Câmbio e Títulos S.A
background