Blog

Três dicas para votar melhor

quarta-feira, 28 de abril de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Eu sempre insisto na coisa de se buscar informação a respeito dos políticos, certo? É que para mim eleição deveria ser um troço racional.

Como escolher maçãs.

Quando você vai à feira, você não pega qualquer maçã, enfia na sacolinha e já vai pagando. Você olha, cheira, toca. E se você vir alguma mancha escura ou encontrar, pelo tato, alguma parte pouco consistente, você automaticamente descarta aquela maçã, correto?

Para escolhermos nosso representante precisamos seguir o mesmo princípio. Claro que sempre entrarão no jogo algumas variáveis subjetivas, mas devemos buscar a objetividade o tempo todo.

... leia mais


Aqui na BOVAP a lógica é a mesma: embora existam decisões de compra/venda tomadas por critérios subjetivos, deve-se buscar sempre a racionalidade para maximizar os ganhos e reduzir os riscos.

E como fazer isso? Como se informar adequadamente, de modo a fazer boas escolhas racionais na hora de votar e na hora de negociar papéis da BOVAP?

Segue um pequeno manual:

1.    Malfeitorias cometidas;

Descubra se o candidato responde a processos na Justiça por corrupção ou outros malfeitos, ou se há relatos de corrupção atingindo este político. É preciso tomar cuidado com o que circula por aí, porque pode ser apenas intriga da oposição. Mas é aquela coisa: o povo aumenta, mas não inventa.

Sugiro consultar o projeto Deu no Jornal, da Transparência Brasil.

O Deu no Jornal reúne reportagens sobre corrupção e controle publicados nos mais importantes veículos de comunicação do país desde 2004. São centenas de milhares de matérias jornalísticas.

Para facilitar a sua vida, você pode buscar reportagens pelo nome do político.

Para chegar mais rapidamente ao resultado, sugiro escrever a seguinte URL: http://www.deunojornal.org.br/busca.php?palavra=nonononono, substituindo nononono pelo nome da pessoa ENTRE ASPAS.

Mas atenção: o fato de o nome da pessoa estar na reportagem não significa que ele ou ela está implicada no desvio relatado. Talvez o político que você busca esteja mencionado na reportagem como o investigador (presidente de uma CPI, por exemplo) e não como investigado.

2.    Procure descobrir quais as prioridades do político e compare-as com as suas.

Como fazer isso? É simples. Basta analisar os discursos deles. Quando são os políticos que escolhem sobre o quê falar (e não os jornalistas), a tendência é que eles optem pelos temas que mais lhes interessam.

Um jornalista analisou, por exemplo, os discursos dos pré-presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) quando eles se lançaram à sucessão de Lula.

Veja o resultado e analise o item “Temas mais citados”. Veja se os temas prioritários de cada candidato são também os temas de seu interesse.

Você pode fazer o seu próprio gráfico para analisar discursos de outros presidenciáveis ou dos pré-candidatos aos governos estaduais. Veja como.

3.    Opinião de especialistas

Este nosso mundo é muito complexo, de modo que ninguém entende tudo de todas as coisas. Assim, um bom exercício é dar uma olhada nos estudos acadêmicos que mencionam nossos políticos.

Eu costumo usar o Google Acadêmico para esse tipo de pesquisa. Confesso que não é fácil chegar ao que você busca. Mas vale a pena dar uma fuçada para ver o que os pesquisadores acham dos feitos (ou omissões) dos nossos políticos.

Fora isso, eu recomendo acompanhar o noticiário de maneira DIVERSIFICADA. Nada de ler apenas um portal ou apenas um jornal ou revista. É importante consultar pelo menos dois veículos de comunicação, de preferência diariamente, para se inteirar do que está acontecendo.

E por último, mas não menos importante: é bacana conversar com as pessoas sobre política. Perguntar a opinião de colegas de trabalho, de familiares e amigos. Trocar impressões.

E você, tem outras dicas? Escreva aí embaixo.

Espero que esse manualzinho lhe seja útil.

Até a próxima.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Deu bicho na BOVAP

segunda-feira, 26 de abril de 2010 - Por: BOVAP - Arquivado em: Da editoria

A gente sabe que entre os Bovapers existem muitos investidores que já são escolados na Bolsa de Valores. Esse pessoal manja tudo, de estratégia de investimento a jargões de quem investe.

Porém, a BOVAP é uma ferramenta que busca, além de determinar o valor dos políticos brasileiros, familiarizar o usuário com o mercado financeiro.

Por isso, inspirados por uma matéria daqui, trazemos o Glossário Animal da Bolsa de Valores.

... leia mais


Comecemos pelo mais óbvio: Mico.
São ações de alto risco, que vão contra as tendências de mercado, ignoram a lógica e podem ser difíceis de se negociar futuramente. Já jogou mico preto? Então você sabe que não é boa coisa terminar com o mico na mão.

Temos também o Galo, que significa, sabe-se lá por que, 50. Sim, o número 50, seja no preço ou na quantidade de ações negociadas.

Bear Market, ou mercado de urso, significa baixo astral na bolsa, mercado pessimista, e faz referência ao ataque de um urso. Imaginou? Aquela pata pesada, vindo de cima para baixo com força? Pois é...

Já o Bull Market é otimista e faz referência a uma chifrada de touro, de baixo para cima. Ruim para o touro, que é chifrudo, pra quem leva a guampada, mas bom para o mercado.

Ainda no campo bovino, “Fazer um Boi” significa montar operações no mercado de opções chamado como “trava alta” e “Fazer uma Vaca”, operar em opções “trava baixa”.

Flanando entre essas duas opções, temos a Borboleta, que mistura uma trava alta e uma baixa, permitindo que o esvoaçante investidor limite a perda e o lucro que pode obter.

Agora vamos ver se você é um investidor tubarão, sardinha, rêmora ou manjubinha.

Ganha uma sardinha quem traduzir essa!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

A tendência, o Twitter e a militância

sexta-feira, 23 de abril de 2010 - Por: Eduardo Matsura - Arquivado em: Análise Técnica

Na BOVAP os três presidenciáveis mais valorizados atualmente são Dilma, Serra e Marina, respectivamente. O gráfico abaixo mostra a valorização dos três políticos, desde o IPO da Marina, ocorrido em 31 de março. Após 22 dias, Dilma continua na frente, mas perdeu algumas UVPs; Serra segue em segundo, mas valorizou 25%. Quem surpreende é Marina, que valorizou quase 50%!

... leia mais

O fechamento de 21 de abril apresenta um ranking que é temporário; o dado fundamental é a tendência. Serra e Marina seguem uma tendência de alta, e Dilma uma tendência de baixa ou talvez lateral. Os analistas políticos (assim como os analistas gráficos) dão mais importância à tendência do que o valor presente (que é efêmero). O importante é o valor futuro, seja o resultado da eleição ou o valor de venda da ação (que vai determinar o lucro ou prejuízo).

As tendências verificadas na BOVAP mostram uma aproximação da ficção com as pesquisas de intenção de voto do mundo real. Diversas pesquisas mostram que Serra está na frente, em tendência de alta, e Dilma em segundo, em tendência de baixa. Marina já passou Ciro e segue em tendência de alta. Mas a campanha ainda está apenas começando, tudo pode mudar! Como?

Na última semana a imprensa destacou o empenho dos candidatos na utilização das mídias sociais, em especial o twitter, como uma ferramenta de comunicação de massa com os potenciais eleitores. Para muitos marqueteiros políticos, o twitter (associado a diversos blogs) é um recurso estratégico e devidamente comprovado na recente e vitoriosa campanha do presidente Obama. Mas para que funcione, e ajude a fortificar ou reverter tendências, é fundamental o engajamento da militância de cada partido ou candidato. É a militância que escreve, publica, responde, e assim provoca a disseminação das idéias e a manutenção do debate. Na BOVAP, um exemplo de engajamento é a participação ativa na negociação dos candidatos, via home broker. No quesito número de negócios, a “militância” de Serra e Marina têm se destacado (veja o gráfico abaixo).

Todos nós somos militantes, em maior ou menor grau. A BOVAP é uma excelente oportunidade para você exercitar a sua militância (com muita eficácia) na campanha do seu candidato preferido. Negocie no home broker, faça comentários no blog, siga e “retuite” as mensagens do twitter.com/bovap. As mídias sociais são poderosas e podem reverter tendências, pergunte ao presidente Obama.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Na BOVAP, disputa no Rio é entre Gabeira e Cabral

sexta-feira, 23 de abril de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

São três os pré-candidatos mais competitivos ao cargo de governador do Rio de Janeiro no momento, de acordo com pesquisas de opinião: o governador Sérgio Cabral Filho, do PMDB, o deputado estadual Wagner Montes, do PDT, e o ex-governador Anthony Garotinho, do PR.

Em pesquisas realizadas em dezembro de 2009 (Datafolha) e em janeiro e março deste ano (Vox Populi), o atual governador, que só não concorrerá à reeleição se alguma hecatombe acontecer, tem entre 32% e 42%, a depender do cenário.

... leia mais

Já o ex-jurado de Silvio Santos obtém de 24% a 26%, e o ex-governador Garotinho (ex-PT, ex-PDT, ex-PSB, ex-PMDB) ostenta entre 17% e 24%.

O deputado federal Fernando Gabeira, do PV, tem no máximo 18% de intenções de voto, e isso num cenário sem Wagner Montes. Quando o ex-jurado do homem do baú entra no jogo, Gabeira cai para 14%.

(O senador Marcelo Crivella, do PRB, não foi incluído nem na pesquisa Datafolha nem no Vox Populi).

No entanto, na BOVAP a coisa é diferente.

O pré-candidato que ostenta o maior valor de imagem pública por aqui é Fernando Gabeira, que encerrou o pregão do feriado de 21 abril a quase UVP 22,00. Sérgio Cabral Filho tem o segundo papel mais valioso entre os pré-candidatos do Rio: UVP 20,00.

Num segundo pelotão estão quase empatados Crivella, Garotinho e Wagner Montes.

O que mais chama a atenção no comportamento das ações da imagem pública dos pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro é a regularidade.

Exceto pelo pré-candidato do PDT, que fechou a UVP 25,00 em 15 de abril e encerrou o pregão de 21 de abril valendo UVP 14,00, todos os políticos fluminenses pouco oscilaram nos últimos dias.

O gráfico abaixo demonstra quanto valia cada ação nas datas assinaladas, no fechamento do pregão:



Aprendi aqui com meu professor Eduardo Matsura, companheiro de blog BOVAP, que o preço de uma ação é mais justo quanto mais ela é negociada.

Pois bem, a média diária de negociações com os papéis de políticos fluminenses está muito baixa. Vejam o quadro abaixo:


Nem mesmo o ex-jurado de Silvio Santos escapa. Seus papéis tiveram média de 29 negociações. Porém, é preciso ressaltar que as médias às vezes mais escondem do que demonstram.

Eis os números de negociações do papel Wagner Montes entre 14 e 21 de abril:

Ou seja, o pessoal se empolgou com o Montes nos primeiros dias, mas logo em seguida se desinteressou.

Tudo isso pra dizer o seguinte: o pessoal parece que está desanimado com os pré-candidatos fluminenses. O que houve, meu povo?

Vamos lá, pesquisem os caras, vejam o que já fizeram, o que deixaram de fazer. E com base nisso, comprem ações de quem lhes parece minimamente interessante, e venda os papéis dos picaretas.

Dica: vocês devem ter percebido que o nome dos políticos, neste artigo aqui, tem links. Acesse essas páginas. Lá, vocês encontrarão coisas interessantes.

Mas insisto na pergunta: por que vocês andaram negociando tão pouco os políticos do Rio?

Aguardo respostas, hein?

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Habemus Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul!

terça-feira, 20 de abril de 2010 - Por: BOVAP - Arquivado em: Da editoria

E os políticos que figuram nas principais pesquisas de intenção de voto do Rio de Janeiro já estão sendo negociados na BOVAP.

Durante a semana pré IPOs, 290 pessoas reservaram ações dos políticos fluminenses. Vejamos os números:

 
    

Fernando Gabeira foi o papel que mais se destacou no período de reservas, pois foi solicitado por 121 pessoas, que ao todo investiram UVP 1.737.968,40 em suas ações, antes mesmo de entrarem de fato no mercado.

... leia mais


Os politicos gaúchos também já estão entrando na BOVAP.
Hoje é o ultimo dia de reservas de ações de Beto Albuquerque, José Fogaça e Pedro Ruas. Aproveite, pois a partir de amanhã eles já estarão em negociação e os preços tendem a mudar.
Amanhã também começa o período de reservas de Tarso Genro e Yeda Crusius.

Lembre-se: a leitura dos prospectos de IPOs é fundamental para que você possa decidir em qual político irá investir.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Tome cuidado, o Leão pode te pegar!

quinta-feira, 15 de abril de 2010 - Por: Clodoir Vieira - Arquivado em: O que é?

Até no final do mês de abril, todos os contribuintes tem que prestar contas com o Leão do Imposto de Renda (I.R.). Mas tome cuidado, pois ele pode rugir muito ou virar um gatinho, depende de como você vai se apresentar para ele. Mas vamos lá, vou tentar fazer uma comparação do seu ganho na BOVAP e seu ganho no Home Broker.

Todos os Bovapers iniciaram suas atividades com UVP 50.000,00 em caixa. Quando compramos ou vendemos ações temos as despesas (taxa de corretagem) que, no caso da BOVAP, é cobrado UVP 2,00 por negócio realizado. Esse valor tem que ser descontado do resultado final. Na BOVAP não é necessário recolher o I.R., mas se investirmos na BM&FBOVESPA, ou outras bolsas de valores, sim.

... leia mais

Portanto, vamos entender como isso funciona no mercado de ações de empresas, usando a Bolsa de Valores Políticos como modelo e usando as UVPs como se fossem Reais.

Exemplo:
O investidor Fulano de Tal fez as seguintes operações durante o mês de março de 2010:

a) Operação Day Trade (comprou e vendeu a mesma ação no mesmo dia):
- Em 25/03 comprou 1.000 ações do político X a UVP 18,50 cada
- Em 25/03 vendeu 1.000 ações do político X a UVP 22,00 cada

b) Operação Normal (comprou e vendeu a mesma ação em dias diferentes):
- Em 26/03 comprou 1.000 ações do político Y a UVP 25,00 cada
- Em 30/03 vendeu 1.000 ações do político Y a UVP 34,20 cada

Qual foi o resultado final?
Supondo que você investiu UVP 50.000,00 na bolsa. Nas operações de compra e venda de ações o investidor é responsável por calcular e pagar o Imposto de Renda (I.R.) até o último dia útil do mês seguinte às operações, ou seja, se realizou ganho em ações no mês de março deverá recolher o I.R. em abril.

Primeiro temos que saber se houve ganho. Caso a resposta seja sim, é necessário o recolhimento.

Operações Day Trade e Operações Normais.
As Operações Day Trade são aquelas em que o investidor compra e vende a mesma ação no mesmo dia (Day = Dia; Trade = Operação). Neste caso o imposto é de 20% sobre o ganho.

Já nas Operações Normais, quando o investidor compra e vende a mesma ação em dias diferentes, o imposto é de 15% sobre o ganho.

Observação: Para as operações de venda, no estilo Operação Normal, feitas no mesmo mês, até UVP 20.000,00, o Leão dá uma “moleza” e não é preciso recolher o Imposto de Renda do resultado, mesmo que o investidor tenha tido um bom ganho. Porém, esta moleza não vale para Day Trade. Já para as operações de venda que totalizarem mais de UVP 20.000,00, e tenha havido lucro, a alíquota do Imposto de Renda é de 15% sobre o ganho e a corretora retém 0,005% do volume de venda no mês, independente de ter havido ganho ou não. Havendo prejuízo, este pode ser compensado nos meses seguintes.

No caso de Day Trade, a corretora recolhe 1% do resultado positivo, diferença do valor entre compra e venda, e o restante, 19% (de um total de 20%), é de responsabilidade do cliente e deve ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte. Assim, se em março você iniciou as operações e obteve resultado positivo, até o final de abril terá que recolher o I.R., relativo aos ganhos do mês de março, preenchendo uma DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), código: 6015.

Vejam exemplo com as operações que o investidor Fulano de Tal fez em março de 2010:

Operação Day Trade: Imposto de Renda 20%



Operação Normal: Imposto de Renda 15%



Ou seja:
O investidor no mês de março teve o seguinte lucro:
- Operação Day Trade:    UVP 3.496,00
- Operação Normal: UVP 9.196,00
Lucro antes do IR: UVP 12.692,00

Como houve lucro, deverá recolher Imposto de Renda:
- Impostos a recolher na Operação Day Trade:    UVP    699,60
- Impostos a recolher na Operação Normal:        UVP  1.379,40
- Total do impostos:                                            UVP  2.078,60
- Imposto retido:                                                 UVP     (36,67)
- Imposto a recolher                                            UVP  2.078,93
Ganho final após imposto de renda:               UVP 10.613,07

Viu, não é difícil, basta um pouco de estudo para entender. O importante é ir fazendo isso mês a mês e consolidar na declaração. E não se esqueça o lucro de hoje pode não compensar o prejuízo futuro.

Alerta:
Sempre, na época da declaração de Imposto de Renda, o contribuinte precisa ficar atento para evitar ser envolvido em um incidente de segurança da informação. Agora, aberta a temporada de envio das declarações, é bastante comum o recebimento de e-mails maliciosos, normalmente relacionados a órgãos como a Receita Federal, com links carregados de phishing scam e outros tipos de vírus, que permitem a aplicação de golpes online. Este é um caso clássico de engenharia social, onde o bandido ataca sua vítima a fazendo acreditar que está falando com a Receita Federal, quando na verdade, a pessoa está abrindo a porta de seu computador para os criminosos buscarem todo tipo de informação, inclusive dados de conta bancária, senhas e números de cartão de crédito. No caso de haver algum problema, o primeiro passo é fazer o boletim de ocorrência e não descuidar dos movimentos da conta bancária.  A Receita Federal não costuma enviar este tipo de aviso.

Clodoir Vieira – Economista da Corretora Souza Barros e Professor de Mercado de Capitais na FIB e na pós-graduação do IPOG-Goiania.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

ocultar

Razão e sensibilidade

quinta-feira, 15 de abril de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Alguns BOVAPERS compram ações por preferência política e outros por acreditar que aqueles papéis vão se valorizar, sem considerar simpatias ou antipatias.

Pelo menos, foi o que concluí a partir das manifestações dos usuários da BOVAP no espaço de comentários deste blog (brigadú pela participação!!).

E o curioso é que há quem tenha comprado inicialmente por preferência política e agora age por pragmatismo. E também há o inverso: gente que no início adquiriu papéis com base em possibilidades de ganhos futuros, mas agora só compra ações de políticos com os quais simpatiza.

... leia mais


Neste momento, você deve estar pensando: “que coisa chata, o cara não muda de assunto”.

De fato, não é a primeira vez que eu abordo aqui a questão do comportamento dos BOVAPERS e hoje vou retornar ao tema.

Bom, vou explicar a minha insistência.

Quando o pessoal me procurou para participar do projeto, eu topei na hora porque imaginei que a BOVAP seria uma boa ferramenta para discussão política e para que as pessoas começassem a buscar mais informações sobre os políticos, seus feitos do passado e suas propostas para o futuro.

Política, gente, é a coisa mais importante numa sociedade. É a política que define quais as prioridades, uma vez que não há dinheiro para resolver todos os problemas.

Assim, é por meio da política que uma sociedade define se sua energia e seus recursos vão para a saúde, para a educação, para a proteção ao meio ambiente, para a criação de empregos, para a cultura...
Ou se vai para encher os bolsos dos já muito ricos (seja por meio de concessões legais, embora muitas vezes absurdas, ou por meio da corrupção mesmo), prejudicando o conjunto da sociedade.

Entonces, buscar informações sobre os políticos é algo fundamental na vida real – e também na BOVAP.

Tudo muito bem, tudo muito bom, mas tem uma equação que não fecha.

Se buscar informações é importante para se tomar uma decisão racional na hora de votar ou de comprar ações da imagem pública de um político, parece-me que há algo errado na vida real – e na BOVAP.

Afinal, na vida real, as pessoas parecem discutir política com o fígado, num Fla-Flu chatérrimo. E aqui na BOVAP o pessoal parece não ser muito racional também, não. Eu disse “parece”. Oxalá eu esteja errado.

Mas por que eu tenho essa impressão em relação aos BOVAPERS? É que as motivações apontadas por vocês (aquilo que eu comentei lá no comecinho deste texto) têm relação com “simpatia” e “expectativa”. E as duas coisas me parecem a primeira vista, bastante abstratas e pouco racionais.

Para tirarmos a prova, vou pedir a ajuda de vocês novamente.

Perguntas:

O que determina a “simpatia” que motiva seus movimentos aqui na BOVAP? Influência de amigos/familiares? Análise   pessoal do discurso e dos feitos do candidato? Ou aquele sorriso cativante (ironia mode on) de todo político? 

* O que determina a sua “expectativa” de que os papéis de determinado candidato vão se valorizar? A chance de vitória nas eleições? Ou a certeza de que o político será mais bem avaliado num futuro próximo porque os BOVAPERS descobrirão as qualidades dele (ou dela)? Ou é só um palpite mesmo? 

Use a abuse do espaço de comentários, aqui embaixo. E nos ajude a construir um espaço de discussão bem bacana.

Um abraço e até a próxima!

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 19/04/2010

    merece reflexão esta falta de comentários. A falta de certa forma, já é uma resposta. Da minha parte, não sei se é uma questão relacionada a uma problemática espacial (pela distribuição dos elementos e acesso a estes pelo site) ou a um problema "econômico" relacionado diretamente aos interesses e objetivos daqueles que aqui investem seu tempo e seus UVP. De qualquer forma, certamente vcs tem mais condições de pautar premissas do que eu. Passei a bola.
    Por walter tabax . tabax@uol.com.br
  • 26/04/2010

    Fabiano, eu acredito que com o tempoos valores politicos dos politicos que eu estou comprando vão subir, pois "... o político será mais bem avaliado num futuro próximo porque os BOVAPERS descobrirão as qualidades dele (ou dela)" ou seja, eu acho que vi um valor ainda desconhecido pelo mercado.
    Por carlos souza barros . carlos@souzabarros.com.br
ocultar

BOVAP: os preços estão justos?

quarta-feira, 14 de abril de 2010 - Por: Eduardo Matsura - Arquivado em: Análise Técnica

No mercado de ações, quando uma ação é muito negociada, aumenta a probabilidade do preço se aproximar do seu verdadeiro valor. É a lei de mercado; quando a competição é grande, o preço tende a refletir o valor real da mercadoria. Quando há poucos negócios, você acaba comprando caro e vendendo barato.

O índice Ibovespa é composto pelas 63 ações mais negociadas (mais líquidas) na Bolsa. Uma ação que pertence ao Ibovespa sempre tem uma oferta de compra ou venda com valores mais próximos. Outras ações, da chamada segunda linha, são menos líquidas; a diferença entre a melhor oferta de compra e venda (o chamado “spread”) é bem maior, o que é uma indicação de que você não negociará a um preço justo.

E na BOVAP, dá para saber quando o preço é justo? Talvez a gente possa aplicar o mesmo raciocínio, afinal a BOVAP também é uma bolsa, e como já escrevi anteriormente, muito similar à bolsa de valores. Vejamos alguns exemplos (gráficos abaixo).

... leia mais

O preço de fechamento dos pré-candidatos ao governo de São Paulo ainda está muito alto, o que pode ser justificado pela baixa liquidez. Já com os candidatos ao governo do Rio, a maior liquidez sinaliza uma precificação mais justa. Entre os presidenciáveis, Dilma fechou a UVP 65,00 e Serra a UVP 43,50, mas as ações da Dilma têm uma liquidez bem menor que as de Serra; será que sustenta?

Na Bovespa ou na BOVAP, procure negociar quando há liquidez, você vai pagar um preço mais justo e assim aumentar as chances de obter um bom retorno ao seu investimento.


Em 13/04 Serra fechou a UVP 43,50, bem abaixo de Dilma (UVP 65,00), porém a sua média de negócios é quase o dobro da de Dilma. O preço de Serra parece ser mais confiável, em função da liquidez.



Alckmin fechou a UVP 410,00, mas a liquidez é bastante reduzida; o preço deve estar bem acima do que seria o justo.

 

Entre os pré-candidatos ao governo do Rio, Crivella é o que tem a maior liquidez; o último preço de UVP 14,00 pode estar muito próximo do que seria o justo.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 14/04/2010

    Aprendi o que é spread. Obrigado. E concordo que o Alckmin e outros de SP como a Soninha estão exageradamente altos... por que não baixam?
    Por Juliano . juantrax@yahoo.com.br
ocultar

Quando o complicado é simples

terça-feira, 13 de abril de 2010 - Por: André Czarnobai - aka Cardoso - Arquivado em: Colunistas

Olá, amigo BOVAPER!

Eis-me aqui EMBRENHADO novamente nas profundezas desta emblemática Bolsa de Valores Políticos na tentativa de extrair da AVENTURA algum tipo de conhecimento ÚTIL para compartilhar com aqueles de vocês que, assim como eu, ainda BATEM um pouco de CABEÇA no AFÃ de OPERAR com EFICÁCIA.

Essa semana, o HOT TOPIC é o bendito IPO.

Forgive me father, for I have sinned: como DOLOROSAMENTE admiti semana passada, não tenho esse SALUTAR hábito de consultar manuais, guias, COMPÊNDIOS e outros livros de REGRAS em geral. Em outras palavras: não li o BLOG nem assisti os TUTORIAIS da Bovap, que CERTAMENTE me explicariam de forma clara e objetiva o que raios é um IPO. Pra não ficar TÃO mal na parada, até dei uma ARRANHADA na superfície lendo o verbete da wikipedia sobre o assunto - mas na verdade não ajudou muito a entender coisa alguma.

... leia mais


A boa notícia pra mim e pra você (que fez o mesmo) é que ENTENDER o que é um IPO não é o ponto central deste post.

Até porque, no fim das contas, é mais importante é saber COMO esse troço funciona.

Como em todas as coisas nesta vida, no tocante ao IPO existem também DOIS caminhos na direção do conhecimento. Um é mais FÁCIL. O outro, mais DIFÍCIL. Se você simplesmente CLICOU num link que dizia "clique aqui para fazer a sua reserva" logo depois que abriu o e-mail que a Bovap enviou falando sobre o IPO de um candidato, PARABÉNS: você optou pelo mais FÁCIL.

Mas se você (como eu) NÃO fez isso, bem vindo ao VIETNÃ.

"E agora, como é que eu vou encontrar essa coisa?" é o primeiro pensamento que me ASSOMBRA.

"Vai levar HORAS", exagero.

No fim das contas, vou te contar que a coisa nem é assim tão DRAMÁTICA.

Uma vez LOGADO na BOVAP, basta acessar o PAINEL para descobrir que um dos seus INSTRUMENTOS é justamente "IPOs" (Dica: não se deixe iludir pelo S: é apenas um indicador do PLURAL). Realize o ACESSO, clicando sobre as LETRAS. Pronto. Simples assim. Não preciso dizer mais NADA: o resto é totalmente auto-explicativo. Dentro da seção dedicada às Initial Public Offerings da Bovap você encontra tudo que precisa saber sobre elas, do ponto de vista CONCEITUAL ao OPERACIONAL.

Há uma breve explicação sobre os métodos que a Bovap utiliza para definir valores, além de PROSPECTOS de todos os candidatos que tiveram suas ações incluídas no mercado dessa forma e uma OPORTUNA ferramenta que permite EFETUAR as tão desejadas RESERVAS - que, descobri tarde DEMAIS, funcionam apenas dentro de um período de tempo limitado.

Ou seja: às vezes o COMPLICADO é muito mais SIMPLES do que parece.

Quase NUNCA, mas enfim.

Quando acontece, é sempre bom.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 19/04/2010

    well. Do jeito q imagino conhecer o público bovaper assim como os atuais sardinhas da bovespa real, também acho que de certa forma, análise fundamentalista de candidato tá pra lá de irrelevante. O que interessa é o lucro rápido, talvez abrindo duas ou três contas, manobrando preços, fazendo zé com zé, pra chegar ao topo da pontuação no link que nos leva a isso. Lembro-me muito bem de foruns na internet que faziam ranking daqueles que mais escrevem, e neguinho (branquinho também) escrevia qualquer bobagem só pra se manter em primeiro no rankind. Aqui na BOVAP penso que não tende a ser diferente. E eu sou um destes. Vejo gráfico semanal, mensal, e determino compra ou venda. Não vejo fundamentos. Porém, sempre há um porém, com alguns políticos não negocio, assim como no mundo BOVESPA, não compro açoes SOUZA CRUZ, nem TAURUS, nem aquelas que tem X no meio do nome... Questão de ética. Pode ser ética pessoal, mas é ética.
    Por walter tabax . tabax@uol.com.br
  • 13/04/2010

    Qual finalidade escrever algumas palavras em maiúculo?
    Por TEODOSIO . gerailsont@bol.com.br
  • 13/04/2010

    Cara, é uma LONGA história, mas basicamente está relacionado a uma ÊNFASE que o leitor supostamente deveria fazer na hora de INFLEXIONAR mentalmente as palavras que lê. Quase como uma DICA visual pra ajudar a interpretar melhor o RITMO e os SONS do texto.
    Por Cardoso . czarnobai@gmail.com
    http://qualquer.org
  • 13/04/2010

    Tu investe pra lucrar UVPs ou pensa no retorno real da valorização de bons políticos?
    Por Lucas . lucasbergallo@gmail.com
  • 14/04/2010

    Confesso que invisto mais pra lucrar com as UVPs do que por qualquer outro motivo.
    Por Cardoso . czarnobai@gmail.com
    http://qualquer.org
  • 14/04/2010

    Post bem esclarecedor, mas com relação ao objetivo do Cardoso de investir e lucrar UVPs eu gostaria de saber como vcs acham realmente que esta roda vai GIRAR? E os BOVAPERS vão deixar de investir simplesmente por lucro e ter o objetivo de valorizar os "BONS" políticos?
    Por Luiz Carlos . luiz_c_almeida@uol.com.br
  • 14/04/2010

    parabéns pelo projeto. Aproveite a ferramenta e faça o exercício de ensinar os usuários a avaliar da melhor forma um político.
    Por Luciana . luciana.santos@hotmail.com
  • 14/04/2010

    Como BOVAPER eu componho a maior parte da carteira com políticos que eu acredito. E também aproveito oportunidades para lucrar no curto prazo com outros políticos, na intenção de fazer grana pra comprar mais dos que eu acredito.
    Por Mauro Silva . mauro@livead.com.br
  • 26/04/2010

    Eu tenho participado dos IPO's alguns têm saído por valores bem interessantes, ou seja tem potencial de ganho bom. Já manipular o preço, abrir mais de uma conta e fazer "rolos" isso pode acontecer em qualquer mercado, na BOVAP e fora dela, mas eu prefiro ir dormir com a consciência tranqüila e se isso não for forte o suficiente ciente de que amanha a CVM, nem a Bolsa Supervisão de Mercado não virão me incomodar...
    Por carlos souza barros . carlos@souzabarros.com.br
ocultar

Um tanto de pragmatismo e um tiquinho de empolgação

quinta-feira, 8 de abril de 2010 - Por: Fabiano Angélico - Arquivado em: Análise Política

Com o aumento do número de papéis e com a maior proximidade das eleições (faltam menos de seis meses!), a BOVAP está ficando cada vez mais interessante. Agora temos políticos de São Paulo, do Rio de Janeiro, além dos prováveis candidatos à Presidência. Vai ser bacana olhar o comportamento dos papéis.

Hoje, vamos ver como os BOVAPERS (para pegar a expressão do Cardoso) estão lidando com as ações dos principais pré-candidatos à Presidência da República.

(Lembra da minha última coluna? Antes de junho, ninguém é “candidato”, mas “pré-candidato”, pelo menos oficialmente. De qualquer modo, acho mesmo bom não usar “candidato”, vai que tem mudança de última hora, né? Política é uma caixinha de surpresas...).

... leia mais


Voltando à vaca fria: vamos então olhar os números relativos aos quatro principais pré-presidenciáveis. Em ordem alfabética, são eles:o deputado federal Ciro Gomes (PSB), a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), o ex-governador José Serra (PSDB) e a senadora Marina Silva (PV).

Todos os quatro papéis foram lançados em março. Para obtermos uma base de comparação, vamos usar os mesmos três pontos para todos eles: o valor que eles tinham no lançamento (IPO) e no fechamento das duas últimas quartas-feiras (31 de março e 7 de abril).

No IPO, a pré-candidata Marina Silva, do Partido Verde, estava na liderança (22 UVPs), enquanto Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, tinha o menor valor dentre os quatro (15 UVPs).

Mas os papéis da pré-candidata petista subiram vigorosamente depois do IPO e chegaram a superar os 70 UVPs. Por outro lado, as ações de Marina Silva perderam valor desde o lançamento e fecharam a última quarta-feira a 17 UVPs.

Veja o gráfico abaixo:



Oque quer dizer o movimento expresso no gráfico? Bueno, arrisco um palpite: parece-me que os BOVAPERS estão sendo bastante pragmáticos. Olhe novamente para o gráfico. Veja que Dilma Rousseff e José Serra, os dois principais candidatos, ganharam valr desde o lançamento e estão bem à frente dos outros dois: os papéis Dilma fecharam a última quarta-feira a  65 UVPs, enquanto as ações de José Serra encerraram o pregão a 41,5 UVPS.

Enquanto isso, os papéis Marina e Ciro perderam valor desde o lançamento e fecharam a quarta-feira (dia 7) a 17 UVPs e 15,5 UVPs respectivamente.

Além desses números, o que me faz acreditar que o povo está jogando as fichas nos candidatos com mais chances é o comentário de um BOVAPER que li aqui na seção de blogs: ele disse que estava comprando Dilma não porque iria votar nela, mas porque o presidente Lula a estava carregando pra cima e pra baixo e por isso os papéis da petista tenderiam a subir.

Mas ao mesmo tempo em que o pessoal tende a comprar papéis de candidatos eleitoralmente mais fortes, parece que há quem compre ações por simpatizar com a imagem pública do político.

Só isso, na minha opinião, explicaria o fato de Dilma Rousseff estar à frente de Jose Serra na BOVAP com certa folga, enquanto nas pesquisas eleitorais o tucano está em primeiro e a petista em segundo (ou em empate técnico, a depender do instituto de pesquisas).

O mesmo raciocínio se aplica a Marina Silva. Apesar de ter perdido valor, a senadora ainda está à frente de Ciro Gomes na BOVAP, embora esteja atrás dele nas pesquisas de opinião.

E você, caro leitor, o que o move na BOVAP? Você costuma compra papéis de candidatos com os quais você não simpatiza mas que têm boas chances de valorização? Ou você jamais compraria papéis de determinados candidatos e prefere apostar em políticos que contam com sua simpatia?

Escreva a resposta aí embaixo. Não se acanhe, ajuda aí, vai. Estou muito curioso pra saber a resposta.

Conto com vocês. Até a próxima.

ocultar

* itens de preenchimento obrigatório

  • 08/04/2010

    O problema dos papeis, que em muitos casos podem não refletir a verdade é a ausência de distribuição de lucros... Porque a ação da Dilma irá subir?? A pessoa q compra ações tem em mente o valor delas, a especulação, mas há também os produtos que aquela empresa pode dar, os investimentos que ela pode fazer.. então seria interessante ter uma forma de retribuir os bovapers, valorizando ou dando UVP nessas medidas.. por exemplo, pesquisa de opinião favoravel, a cada ponto percentual o BOVAPER ganha uma quantidade de UVP.. só uma sugestão!
    Por Jamir Calili Ribeiro . jcalili@hotmail.com
  • 08/04/2010

    Eu comprei as primeiras açoes de acordo com as minhas simpatias por determinados politicos, depois procurei os paapeis mais valorizados e os vendia pelo maior preço possivel, agora, depois q eu compprei os papeis na alta do mes passado estou apenas tentando minimizar as perdas, mas ainda compro alguns papeis por preferencia politica.
    Por carlos adao . carlos.adao61@yahoo.com.br
  • 08/04/2010

    Também divido minha opinião com o Jamir, acredito não haver muita relação entre os investidores e os Ipos oferecidos, a questão é simples, a preocupação está focada na classificação conquistada e não em na seriedade dos valores políticos.
    Por TEODOSIO . gerailsont@bol.com.br
  • 08/04/2010

    Jamir, é uma idéia interessante. A dificuldade está em elaborar o critério que representa a metáfora exata da distribuição de lucros. Talvez isso seja mais fácil depois das eleições, através do monitoramento dos atos reais dos eleitos. Para o momento acho que discutir e confrontar diferentes opiniões já é um grande benefício. Um abraço.
    Por Mauro Silva . maurosilva.75@gmail.com
  • 12/04/2010

    Enquanto a variação era grande eu estava procurando fazer algum lucro, mas agora que a coisa parece que estabilizou, vou começar a comprar as ações conforme minhas idéias e com o desempenho de cada um dos políticos, afinal as ações se administradas com critério vai fazer da BOVAP não só uma ferramenta de conscientização, mas também de indicação de como a galera anda pensando sobre a política, os políticos e as politicagens... Concordo com o Jamir, os eventos externos deveriam de alguma forma influenciar diretamente os valores das ações, de tal forma que em uma pisada de bola de algum candidato (e agora em época de eleições aparecerão várias) as ações perderiam valor independente das leis de mercado. Por exemplo: Digamos que está provado que o político Tal meteu a mão no dinheiro público, as ações dele não perderão o valor se ninguém comprar e ninguém vender, mas se existisse um dispositivo que desvalorizasse essas ações seria mais realista, afinal se uma empresa falir suas ações vão deixar de ter valor mesmo que ninguém as negocie.... fica aqui apenas uma sugestão, achei a proposta e o mecanismo da BOVAP excelentes, fiz e faço propaganda dela, por isso estou tentando ajudar dando minha humilde opinião...
    Por Jaime Pereira . jpsjr2007@hotmail.com
  • 13/04/2010

    Bom, eu só invisto em quem simpatizo, mesmo perdendo dinheiro, afinal, essa é uma bolsa fictícia e fala sobre o "valor" de cada político. Dessa forma, como vou valorizar um político em quem não confio nada (Paulo Maluf, por exemplo)?!
    Por josilene cadamuro . josiletras@hotmail.com
ocultar
 
 anterior 1 2 próximo  

RSS YouTube Vímeo Facebook Twitter

rodape
Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Corretora Souza Barros Câmbio e Títulos S.A
background